A Universidade Estadual de Goiás (UEG) publicou nesta quarta-feira, 25, Instrução Normativa (acesse aqui) que institui o modelo de aulas não presenciais mediadas por tecnologia a ser aplicado durante o período de emergência de saúde pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Batizado de Plano Emergencial de Ensino e Aprendizagem (que usará como marca #AulasOn – Aulas onde você estiver), ele se enquadra nas necessidades atuais de isolamento social determinadas por autoridades de saúde e pelo Governo de Goiás. “Adotamos as medidas para que os alunos tenham o menor prejuízo possível nessa fase tão delicada para a nossa sociedade”, explica o reitor interino da UEG, professor Valter Campos, que assina o documento.
O documento indica a adoção de várias práticas por parte de professores e alunos para uso de tecnologia e ferramentas de ensino digitais ao longo do atual período. A instrução normativa também relaciona mecanismos para registro de frequência dos alunos e dos docentes e de avaliação dos estudantes. A UEG disponibilizará os contatos de todos os alunos das turmas aos professores para que seja estabelecida a conexão entre eles. “Caso ocorra alguma dificuldade nesse contato, a universidade avaliará cada caso para decidir qual será a providência. Mas a regra é para que as aulas não presenciais ocorram normalmente”, avisa o reitor interino.
O documento da reitoria da UEG define, claramente, todas as regras que devem ser seguidas por docentes e alunos ao longo desse período. “É preciso deixar claro que este plano emergencial não de trata de EaD (Ensino a Distância). Na verdade, é a aplicação de aulas com a mediação de tecnologia. Ele prevê encontros online, mas também atividades off-line”, acrescenta o professor Valter Campos.
A instrução normativa destaca a necessidade de evitar os encontros presenciais, determinando que a regra são atividades que não necessitem de contato pessoal. Nesse sentido, ficam suspensas atividades como aulas práticas para laboratórios, viagens técnicas, de campo ou congêneres. Neste caso, os professores, se possível, poderão adotar formas que exemplifiquem ou que ilustrem a perspectiva da prática que será desenvolvida. As palestras, reuniões, seminários e defesas acadêmicas também ficam suspensas enquanto durar o período de emergência.
O reitor interino reforça que o plano foi criado para que ninguém seja prejudicado durante esse período emergencial. “Trata-se de uma situação atípica. Não é só uma crise enfrentada pela UEG ou por Goiás. É uma calamidade de escala mundial que todos nós teremos que enfrentar. Mas, falando de nossa comunidade, esse é um momento fundamental de união, em que todos devem colaborar”, afirma o professor Valter Campos.
Já a necessidade de orientações durante a execução do plano, bem como o suporte aos docentes da universidade, serão de responsabilidade dos coordenadores setoriais de cursos, coordenadores centrais de cursos e diretores dos Institutos Acadêmicos.
CARTILHA
Além disso, também foi lançada uma cartilha (clique aqui para download da cartilha) que servirá de material de apoio aos professores. Ela traz todas as ferramentas disponíveis para facilitar o trabalho do corpo docente e dos alunos nesse período. O material é bem detalhado e explicado de forma didática, com apresentação da ferramenta com link para ela. Na relação, estão mecanismos comumente usados como e-mail, Hangouts Meet, RNP, WhatsApp, Telegram, Google Classroom, Moodle de apoio, Youtube, Lives e Podcast.
O reitor interino da UEG, professor Valter Campos, disse que a cartilha foi criada justamente para facilitar a vida dos professores e alunos. “Uma das primeiras preocupações manifestas foi a falta de capacitação de alguns professores para lidar com tais recursos tecnológicos, por isso, a imediata ação foi a elaboração do material para capacitação docente por meio de tutoriais e tira dúvidas, no qual ressalta-se que ‘o professor não precisa ser um blogueiro ou tuiteiro e menos ainda um programador de mão cheia. O que se espera do docente é que esteja aberto à possibilidade do uso dessas tecnologias que podem ser aplicadas à educação e que seja entusiasmado com outros caminhos”, destacou, em carta aberta à UEG (clique aqui para ler a carta), publicada também nesta quarta.
A UEG continuará atenta à situação emergencial e também às demandas que surgirem relacionadas com uso de tecnologia na educação. Como referência disso, a partir da próxima semana, por exemplo, o CriaLab (Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual), ligado à Unidade Universitária Laranjeiras (Câmpus Metropolitano) irá oferecer um curso online de produção de videos educacionais no Canal do YouTube da UEG TV e outros cursos promovidos pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG (Cear) em parceria com o CriaLab.
(Comunicação Setorial|UEG)